Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1º ao 5º Ano
Nos Anos Iniciais, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais e as concepções da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Colégio Dom Felipe assegura aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para a vida em sociedade.
Especialmente em relação a este nível de ensino, aos primeiros anos do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.
Ensino Fundamental – Anos Finais
6º ao 9º Ano
Os objetivos educacionais para os Anos Finais estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade; no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, na aquisição de conhecimentos e habilidades e na formação de atitudes e valores.
Durante os Anos Finais do Ensino Fundamental, as abordagens pedagógicas diferenciadas possibilitam ao aluno interpretar a realidade, construir significados e gerar novas possibilidades de conhecimento, sempre sob a mediação do professor. Assim, a metodologia de sala de aula é mais flexível, a aprendizagem é mais dinâmica, a postura é intercurricular e o aluno amplia seus horizontes.
Ensino Médio
1ª à 3ª Série
A partir do trabalho fundamentado nas concepções cognitivo-interacionistas e uso das metodologias inovativas, o Ensino Médio do Colégio Dom Felipe, objetiva formar cidadãos agentes transformadores da sociedade e aptos ao mercado de trabalho, sempre alicerçados nos pilares educacionais e nos princípios dos valores universais.
Através de práticas inovadoras, possibilitamos o desenvolvimento do senso crítico, o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a sua formação ética e o pleno desenvolvimento da autonomia intelectual.
Período Integral
1º ao 5º Ano
A educação em período integral é um modelo educacional em que os alunos passam mais tempo na escola, cobrindo não apenas os componentes curriculares tradicionais, mas também participando de atividades envolvendo esportes, artes e outras propostas enriquecedoras durante a maior parte do dia.
Esse tipo de educação tem ganhado popularidade em muitos países devido aos potenciais benefícios que oferece às crianças e adolescentes. Abaixo estão alguns deles:
A educação em período integral oferece a oportunidade de uma formação mais completa, incluindo não apenas o currículo acadêmico, mas também atividades que promovem habilidades sociais, emocionais, artísticas e esportivas.
Com mais tempo na escola, os alunos têm acesso a um ambiente de aprendizado mais estruturado e supervisão contínua. Isso pode ser particularmente benéfico para estudantes que precisam de apoio adicional.
A educação em período integral pode facilitar a vida dos pais que trabalham, pois, seus filhos permanecem na escola durante a maior parte do dia, evitando a necessidade de encontrar cuidados alternativos após o horário escolar.
Alguns estudos sugerem que a educação em período integral pode estar associada a um melhor desempenho acadêmico, pois os alunos têm mais tempo para se dedicar aos estudos e receber apoio adicional de professores.
A educação em período integral pode preparar os alunos para enfrentar melhor os desafios futuros, proporcionando uma base sólida de conhecimento, habilidades e experiências.
No Colégio Dom Felipe, a educação em período integral oferece um equilíbrio entre o tempo dedicado às atividades acadêmicas e extracurriculares, para que os alunos não fiquem sobrecarregados. São oferecidas atividades envolventes e dinâmicas que estimulam a socialização e desenvolvem o pertencimento.
• Orientação de estudos: realização das lições de casa, sempre com a orientação de uma professora polivalente.
• Oficina de leitura e escrita: escuta atenta e discussão de assuntos que partem da curiosidade das próprias crianças, com registros espontâneos ou dirigidos; coletivos ou individuais.
• Coordenação motora: propostas que envolvam tanto a coordenação motora fina (atividades que desenvolvam o movimento de pinça) quanto a coordenação motora grossa (movimento e lateralidade).
• Dança: realização de atividades envolventes que consideram as preferências das crianças no que diz respeito aos ritmos e movimentos.
• Oficina de artes manuais: realização de atividades que promovem e estimulam as destrezas psicomotoras, desenvolvem a criatividade e a imaginação, favorecem a concentração, fomentam a perseverança e a determinação e permitem a expressão comunicativa por meios não verbais.
• Judô: encontros semanais que proporcionam o desenvolvimento da disciplina através da prática da arte marcial.
• Jogos pedagógicos: criação de jogos que trazem ludicidade ao processo ensino e aprendizagem.
• Contação de história: São compartilhadas histórias que aguçam a curiosidade e ampliam o repertório das crianças, favorecendo e incentivando o gosto pela leitura.
• Oficina de inglês: Atividades que ampliam os saberes sobre a cultura dos países onde se fala a língua inglesa, além de ampliar o vocabulário.
• Iniciação científica: encontros em laboratório com o uso de utensílios de fazem dos nossos alunos pequenos cientistas.
• Dia do Brinquedo: brincadeiras livres com os brinquedos trazidos de casa. Esta atividade desenvolve além da socialização e da autonomia, o cuidado com os próprios pertences e a empatia.
Além das atividades que fazem parte da rotina, são realizados microprojetos, com temas geradores que ampliam as vivências e criam valores importantes. Neste ano, realizamos 4 microprojetos. Foram eles:
• Alimentação saudável;
• Palavras que encantam;
• Falando em Halloween;
• Corpo em movimento.
Durante a permanência na escola, são oferecidas três refeições diárias: almoço, lanche da tarde e jantar. Nosso cardápio foi elaborado por nutricionista, garantindo que nossas crianças tenham acesso a uma alimentação equilibrada e saudável, rica em nutrientes dos quais necessitam para crescerem saudáveis.